Qual a diferença entre filtros químicos e filtros físicos dos protetores solares?

Diferença entre filtros químicos e filtros físicos dos protetores solares

É recomendado tomar, em média, 15 minutos de sol diários para estabelecer os níveis adequados de vitamina D, sendo que o tempo de exposição depende do tom da pele e deve ser feito de forma consciente de modo a evitar queimaduras, problemas de pele ou envelhecimento precoce.

Os protetores solares são importantes para a proteção da nossa pele pois estes protegem-nos eficazmente de doenças da pele, manchas de pigmentação e rugas. Segundo os dermatologistas, deve ser incluído na sua rotina de cuidado da pele e ser usado diariamente. 

Sendo assim, na hora de escolher um protetor solar, além do fator de proteção solar (FPS)  devemos ter em atenção a sua composição. Existem dois tipos de protetores solares, os que contém filtros químicos e os que contêm filtros físicos. 

 

Quais são as características dos filtros UV e qual deles escolher?

 

Características dos Filtros Químicos 

  • Incluem químicos ativos: como Oxibenzona, Avobenzona, Octocrileno, Homosalato, Octinoxato, Mexoryl, Tinosorb.
  • Absorvem a radiação solar: estes penetram na barreira da pele, absorvem os raios UV e convertem-nos em calor através de uma reação química.
  • Penetram na pele: são absorvidos pela pele. Existem dúvidas sobre a sua segurança porque penetram na barreira da pele.
  • Deve ser aplicado 15-30 minutos antes da exposição ao sol.

 

Características dos Filtros Físicos 

  • Incluem Minerais Ativos: Dióxido de titânio na sua forma segura: rutilo (não utilizamos a variedade anástase). Óxido de Zinco, ideal para crianças, para pele propensa a acne ou para pele sensível.
  • Eles bloqueiam a radiação solar: criam uma barreira protetora que bloqueia e reflete os raios UV antes de atingirem a superfície da pele.
  • Criam uma barreira física: permanecem na superfície da pele.
  • São eficazes logo após a aplicação.

 

Recomendamos Filtros Físicos se:

  • Tiver a pele sensível: porque são menos irritantes. Como permanecem na superfície da pele, a possibilidade de intolerância, sensibilidade ou irritação é minimizada.
  • Tiver melasma: porque o melasma não é ativado apenas pelo sol, mas também pelo calor, tornando os filtros químicos menos adequados.
  • Estiver grávida.
  • Apenas quer cuidar da sua pele.
  • Quer cuidar e proteger o meio ambiente.

 

 

Mas não são apenas os protetores solares químicos que podem ser prejudiciais.  Os protetores solares minerais, por vezes, podem conter nanopartículas tão pequenas que podem ser absorvidas pela vida marinha.  

Como podemos proteger-nos do Sol e preservar os corais?

  • Não utilize protetores solares em aerossol. Os protetores solares em spray criam uma nuvem química que se deposita na areia. Quando a maré sobe, estes químicos são arrastados para o oceano.
  • Evite protetores solares com ingredientes nocivos. Quando comprar protectores solares, não se esqueça de verificar a lista de ingredientes. Os protectores solares que contêm substâncias químicas nocivas como Oxibenzone, Homosalate, Octocrylene, Avobenzone, Benzofenona-3,Benzofenona-1,4-Metilbenzilideno cânfora, 3-Cânfora de benzilideno, Octinoxate e Octocrylene, entre outros.
  • Escolha protetores solares minerais sem nanopartículas. Opte por protectores solares minerais que utilizem ingredientes como o óxido de zinco ou o dióxido de titânio. No entanto, para serem seguros para os corais, os ingredientes devem ser "não-nano", ou seja, maiores do que 100 nanómetros de tamanho, o que torna menos provável a sua absorção pela vida marinha.  

 

 

É fundamental  proteger a nossa pele, pois os poderosos raios UV podem aumentar o risco de cancro da pele e outros problemas de saúde. No verão, deve evitar a exposição solar nas horas de maior incidência de raios UV (11h-17H, usando, mesmo à sombra, chapéu e protetor solar, para desfrutar dos benefícios da luz solar na produção de vitamina D, fortalecendo os ossos e músculos e na melhoria do humor, sem colocar em risco a sua saúde.

Relembramos que o protetor solar deve ser reaplicado a cada 2 horas, ou após transpiração excessiva, banho ou secagem com toalha.

 

 

 

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.