O eczema, também conhecido como dermatite atópico faz com que a pele fique com comichão, seca, gretada e dorida. Algumas pessoas têm apenas pequenas manchas de pele seca, mas outras podem ter uma pele inflamada generalizada por todo o corpo. A pele inflamada pode parecer vermelha na pele branca e castanha escura, roxa ou cinzenta na pele morena e preta. Isto significa que na pele morena e negra é mais difícil de diagnosticar.
Embora o eczema atópico possa afetar qualquer parte do corpo, nos adultos afeta mais frequentemente as mãos e, nas crianças, o interior dos cotovelos, a parte de trás dos joelhos, a face e o couro cabeludo. Também pode afetar o exterior dos cotovelos e a parte da frente dos joelhos em crianças com pele castanha e preta.
As pessoas com eczema atópico têm normalmente períodos em que os sintomas são menos visíveis, bem como períodos em que os sintomas se tornam mais graves (crises).
Como forma de prevenção das crises de eczema, deverá:
- beber bastante água ao longo do dia para manter a pele hidratada
- ser disciplinado no que refere ao cuidado e proteção da pele
- evitar coçar a pele nas áreas que sente comichão
- proteger as mãos com luvas especialmente nas épocas de baixa temperatura
- usar produtos de banho neutros e sem perfume
- aplicar hidratante várias vezes ao dia
- evitar banhos de água quente e optar por banho de água morna
- optar por roupas de materiais naturais como o algodão e evitar fibras sintéticas
- evitar o contacto com agentes alérgenos
- praticar exercício físico aeróbicos, yoga, práticas de meditação e atividades de lazer que o ajudem a gerir o stress ou ansiedade.
Para que esta condição da pele possa ser diagnosticada, deverá recorrer a um profissional de saúde.
Partilhamos consigo uma receita da nossa representada PRIMAVERA que pode fazer você mesmo, indicada para a o Eczema atópico no rosto.